Loading...
Artigos

Qualidade de vida, passos infalíveis para viver melhor e ser feliz!

qualidade-de-vida-10-passos-infaliveis-para-viver-melhor-e-ser-felix

Qualidade de vida, passos infalíveis

A cada dia, doenças associadas ao estilo de vida das metrópoles vêm superando em mortes a violência e acidentes de trabalho. A vida corrida e estressante do dia a dia leva a um descuido completo da saúde e das ações básicas como comer, dormir e se exercitar.

Dicas simples como beber mais água e ter uma boa noite de sono pode ser o elo entre estar saudável ou estar vulnerável a situações de risco. O difícil é fazer as pausas necessárias e permitir que atividades prazerosas possam também fazer parte da vida e dar um novo gás ao trabalho.

 

Um momento fundamental de pausa

A busca pela realização profissional e por uma melhor condição financeira pode sacrificar o convívio familiar, com os amigos e a própria saúde. É muito comum que os empreendedores atribuam seu sucesso profissional a abnegar sua vida pessoal, como se ambos não pudessem conviver harmonicamente.

E o resultado de tanta dedicação pode ser a ascensão profissional, mas também doenças como diabetes, hipertensão, câncer e muitas outras atribuídas a esse estilo de vida. Basta ver os índices crescentes de morte atribuídos por essas doenças e o quanto são influenciadas pelo estresse e a qualidade de vida.

Selecionamos dez dicas simples, mas essenciais para mudar esse quadro e manter junto ao foco profissional, uma vida mais rica de saúde, harmonia e felicidade:

1 – O poder do sono

Ao dormir todos os dias num ambiente propício e aconchegante, mantendo os padrões mínimos exigidos pelo organismo, o dia começa muito mais produtivo e saudável. Sonos irregulares, nos quais a pessoa acorda várias vezes, são de curta duração ou são realizados em ambientes incômodos e com barulhos, proporcionam irritabilidade, distração, dores de cabeça e danos ao metabolismo.

 2 – Alimentação é tudo

Sem alimentação não há energia para o dia a dia. É preciso realizar as principais refeições do dia, compondo um equilíbrio entre os nutrientes necessários ao corpo humano. São proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e sais minerais, através de alimentos saudáveis e naturais, indicados preferencialmente por um nutricionista que avaliará as necessidades individuais.

 3 – Realizar exames periódicos e check up

Antes que comecem a surgir sintomas de doenças, é preciso fazer um check up constante para avaliar como está a saúde. Exames de sangue, fezes e urina podem demonstrar se há alguma doença presente no organismo ou sua possibilidade.

Aprenda a entender os sinais que o corpo dá, como pequenas alergias, dores de cabeça e náuseas, para conferir se é um mal estar ocasional ou algo mais sério.

 4 – Água é tudo!

Muita gente esquece de beber água durante o dia e ingere o líquido numa quantidade muito inferior ao necessário. É preciso que o corpo receba de um a dois litros de água diariamente em média, para manter sua hidratação e o bom funcionamento dos órgãos.

5 – Evite alimentos industrializados

Os alimentos industrializados possuem muito sódio e perdem grande parte de seus nutrientes. Sempre que possível opte por produtos naturais e orgânicos.

6 – Substitua o açúcar

O açúcar refinado faz muito mal a saúde quando consumido em exagero. Para evitar riscos, substitua o produto por outros tipos de adoçantes como o mel, a stevênia e frutas.

7 – Faça exercícios físicos diariamente

Mesmo que seja atividades de baixo impacto, o corpo precisa entrar em movimento constante para manter a tonicidade muscular e aeróbica. Caminhar, andar de bicicleta, correr, yôga, tênis, vôlei, futebol são ótimas formas de manter esse ritmo, mas não pode ser uma atividade ocasional e sim fazer parte da rotina.

8 – Mantenha a mente ativa

O cérebro também precisa de exercícios, tanto quanto o corpo. Estudos comprovam que a mente ativa diminui a possibilidade do surgimento do Mal de Alzheimer. Jogos de baralhos, adivinhações, caça letras, tabuleiro e muita leitura são os mecanismos que fazem o cérebro trabalhar.

9 – Tenha mais contato com a natureza

Sair do ar poluído dos centros urbanos para respirar ar puro da mata faz toda diferença para uma maior qualidade de vida. É uma ótima oportunidade de deixar a pressa de lado e buscar momentos de pura contemplação e até meditação.

10 – Visão otimista da vida

Ter uma visão otimista da vida não significa deixar de ver a realidade e seus problemas, mas pensar no positivo e em tudo de bom que a vida pode propiciar. Parece simples, mas o simples pensamento otimista pode causar grandes transformações e fortalecer a autoestima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *